Regulamento do Torneio
O Torneio é uma prova da Academia de Cultura e Recreio do Concelho de Castro Daire – O CRASTO, à qual compete a elaboração do calendário, a organização e a sua administração. No Torneio participam as equipas convidadas para o evento, pela Academia de Cultura e Recreio do Concelho de Castro Daire – O CRASTO.
I - PRINCÍPIOS
O Torneio assume um caráter de valorização nacional da atividade desenvolvida no âmbito do Futebol pelos agentes nela envolvidos – desde os praticantes aos dirigentes, passando pelos técnicos. O Torneio constitui uma etapa privilegiada da formação de praticantes mais jovens, nos domínios desportivo e social.
II - OBJETIVOS GERAIS
O Torneio visa proporcionar aos jogadores a aquisição de experiências desportivas de exigência superior, através do confronto desportivo organizado entre os praticantes de melhor qualidade do respetivo nível etário. O Torneio possibilita aos praticantes nele envolvidos o acesso a um evento social relevante para a sua formação no domínio da integração social, designadamente pela apropriação de determinados rituais, normas e condutas sociais, próprios do contexto do futebol, mas socialmente repercutíveis.
III - INSCRIÇÕES
Cada equipa deverá preencher a ficha de inscrição dos jogadores participantes e dos elementos oficiais que os acompanham (em anexo), e enviar à Organização, para o email: torneiocoelhoverde@gmail.com, até ao dia 4 de Junho de 2023.
A inscrição só se torna efetiva depois de confirmados os dados constantes da ficha de inscrição pelos membros da organização e até ao início dos jogos. Para este efeito, os responsáveis de cada equipa deverão apresentar os Cartões de Cidadão originais ou cartão de jogador devidamente autenticado pela Associação de Futebol que o clube pertença, de cada um dos jogadores, junto ao secretariado do evento no local, 30 minutos antes do início do primeiro jogo. Estes documentos ficarão com a Organização no decorrer da competição. Em caso de inconformidade (nomeadamente nas idades), o jogador ficará impossibilitado de jogar no torneio, fator que não é passível de recurso.
Cada equipa é constituída por um máximo de 14 jogadores + 4 elementos do Staff.
IV - LOCAL DE REALIZAÇÃO DOS JOGOS
Todos os jogos decorrerão no Complexo Desportivo Municipal de Castro Daire. Este está equipado com dois campos de futebol de 7 em relva sintética. Só será permitida, a permanência dentro dos limites do espaço envolvente ao terreno de jogo, das pessoas constantes na ficha de inscrição (identificadas com credencial do torneio), os quais deverão ocupar nos termos regulamentares os seus lugares na área técnica.
O local do aquecimento é nos topos do campo. Caso utilizem bolas no aquecimento devem ter o máximo cuidado para que as mesmas não entrem no campo do jogo que está a decorrer.
V - ORGANIZAÇÃO TÉCNICA
Os jogos do torneio serão de acordo com as leis de jogo da FIFA e da Federação Portuguesa de Futebol para o Futebol de 7, assim como pelas regras particulares impostas pela Organização do Torneio.
Em qualquer jogo do Torneio não existe limite de substituições, utilizando o sistema em vigor pela Federação Portuguesa de Futebol. Só podem participar nos jogos, atletas do ano de nascimento correspondente ao escalão ou posterior: SUB 11 – 2011 E SUB 12 – 2010. O mesmo jogador não pode ser utilizado nos dois escalões, em momento algum do Torneio. Caso se verifique a equipa em causa é punida com derrota por 3-0.
Nos dois escalões serão formados dois grupos de 5 equipas, em que as mesmas jogarão entre si a fase de grupos, de modo apurar a classificação final do respetivo grupo.
Os 1ºs e 2ºs classificados de cada grupo apuram-se para a fase final de ouro que disputarão as meias-finais (1º classificado grupo A/2º classificado grupo B e 1º classificado grupo B/2º classificado A); os vencidos das meias-finais disputarão atribuição do 3º/4º lugar de ouro e os vencedores disputarão a final de ouro.
Os 3ºs e 4ºs classificados de cada grupo apuram-se para a fase final de prata que disputarão as meias-finais (3º classificado grupo A/4º classificado grupo B e 3º classificado grupo B/4º classificado A); os vencidos das meias-finais disputarão atribuição do 3º/4º lugar de prata e os vencedores disputarão a final de prata.
Os 5ºs classificados disputarão atribuição do 9º/10º lugares.
A classificação de cada equipa, na fase de grupos, é obtida a partir da pontuação alcançada nos jogos disputados, segundo o seguinte critério: a) 3 Pontos por VITÓRIA b) 1 Ponto por EMPATE c) 0 Pontos por DERROTA. Se duas ou mais equipas obtiverem o mesmo número de pontos, considera-se classificada no lugar superior, segundo a seguinte ordem de prioridade, a equipa que tiver:
a) maior diferença entre os golos marcados e sofridos em todos os jogos disputados;
b) maior número de golos marcados em todos os jogos disputados;
c) maior número de pontos alcançados, pelos clubes empatados, no jogo entre si realizado;
d) maior número de vitórias em todos os jogos disputados;
e) média de idades de todos os jogadores utilizados mais baixa;
Se, após a verificação de todos os procedimentos atrás mencionados, não tiver ainda sido possível determinar a equipa apurada, será então realizado um sorteio pela Organização para apurar essa equipa. Da forma e do resultado desse sorteio não haverá recurso.
Nos jogos da fase final, em caso de empate no final do tempo regulamentar, serão marcadas 3 grandes penalidades para apurar o vencedor. Caso subsista o empate dar-se-á continuidade à marcação de uma grande penalidade por equipa até ser encontrado o vencedor (morte súbita). A marcação da grande penalidade só poderá ser repetida por um jogador que já tenha marcado, após todos os colegas da mesma equipa o terem feito.
VI - DURAÇÃO DOS JOGOS
No escalão de SUB 11 os jogos terão a duração de 30 minutos corridos, à exceção da final de ouro que terá duas partes de 20 minutos com 5 minutos de intervalo.
No escalão de SUB 12 os jogos terão a duração 35 minutos corridos, à exceção da final de ouro que terá duas partes de 25 minutos com 5 minutos de intervalo.
Haverá 10 minutos de intervalo entre cada jogo.
VII - DISCIPLINA
O jogador punido com cartão vermelho por acumulação de amarelos terá que cumprir, pelo menos um jogo de suspensão, consoante a gravidade da ocorrência.
O jogador punido com cartão vermelho direto, por questões disciplinares, incorrerá em processo disciplinar a determinar pela Comissão Organizadora do Torneio.
Se o comportamento de determinada equipa for considerado anti-desportivo pela Comissão Organizadora do Torneio durante um jogo ou durante a sua presença no recinto onde decorre o torneio poderá aquela equipa ser sancionada:
a) Com a derrota de 3-0 no jogo em causa;
b) Com a exclusão da equipa do torneio.
Todas as decisões, no que toca a casos de indisciplina, não são passíveis de recurso.
VIII - PONTUALIDADE/FALTA DE COMPARÊNCIA
Todas as equipas deverão estar junto à mesa de jogo dez (10) minutos antes do início do mesmo, para efetuar a confirmação da respetiva ficha de jogo e, posteriormente, junto do árbitro para entrarem as 3 equipas dentro do terreno de jogo, em simultâneo.
Esta rotina deve-se cumprir na íntegra, em todos os jogos e em ambos os escalões.
Se há hora marcada para realização do jogo a equipa não estiver presente o árbitro aguardará 10 minutos para que a equipa faltosa dê entrada em campo em condições de iniciar de imediato o jogo. Caso esta não compareça ser-lhe-á atribuída a derrota no jogo por 3-0.
A não comparência a um jogo de uma equipa, sem que essa falta seja justificada, ser-lhe-á atribuída a derrota por 3-0 nesse jogo. Compete à comissão organizadora do Torneio decidir se o motivo pelo qual a equipa faltou ao jogo é ou não justificado e se o jogo deverá ser realizado ou não. Desta decisão não é admissível qualquer recurso ou impugnação por parte das equipas participantes. No caso, da Comissão Organizadora decidir que a falta da equipa ao jogo é justificada, marcará para local e hora a designar a realização do referido jogo, devendo as equipas em causa comparecer para a realização do jogo.
IX - ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS
Todas as equipas participantes terão direito a um Prémio Coletivo (taça). Serão atribuídos do 1º ao 10º classificado, de cada escalão.
A atribuição do Melhor Jogador e do Melhor Guarda-Redes de cada escalão será efetuada por uma comissão técnica nomeada pela Organização do Torneio.
O Melhor Marcador será atribuído, por escalão, ao jogador com mais golos marcados em todos os jogos realizados no Torneio.
X - ÁRBITROS
Os Árbitros designados para o Torneio pertencem ao Conselho de Arbitragem da AF Viseu.
XI - EQUIPAMENTOS
As equipas deverão, se possível, fazer-se acompanhar por equipamento principal e equipamento alternativo, cujas cores e padrões devem mencionar na ficha de inscrição.
Sempre que o árbitro considere de difícil destrinça a cor dos equipamentos das equipas em confronto, é da responsabilidade da equipa visitada a alteração do respetivo equipamento. Em caso de impossibilidade de utilização de equipamento alternativo a organização disponibiliza coletes.
Os jogadores devem manter o mesmo nº de dorsal durante todo o torneio.
Não é permitido o uso de pitons de alumínio e é obrigatório o uso de caneleiras.
XII – CERIMÓNIAS DE ABERTURA E ENCERRAMENTO
É obrigatória a presença das equipas participantes no torneio na cerimónia de abertura e cerimónia de encerramento.
A não comparência de uma equipa na cerimónia de abertura, sem que a Organização entenda justificável o motivo, será punida com exclusão do Torneio. Se o mesmo acontecer na cerimónia de encerramento a equipa será desclassificada.
Na chegada ao Hotel Asturias**** será efetuado um briefing individual com o responsável de cada equipa, onde será entregue a documentação do torneio. Devem também neste momento proceder à confirmação/alteração dos dados enviados na ficha de inscrição.
XIII - DIREITOS DE IMAGEM
Todos os participantes no Torneio consentem na recolha de imagens, nos dias e locais oficiais do evento, por pessoas devidamente credenciadas pela organização daquele.
XIV – DISPOSIÇÕES FINAIS
O seguro desportivo dos jogadores é da responsabilidade dos respetivos clubes.
A Organização do Torneio não se responsabiliza em caso algum por lesões, acidentes, doenças ou roubos de jogadores, técnicos e dirigentes dos clubes participantes bem como de todo o material de equipamento e roupas e ainda todo e qualquer objeto que se encontrar nos balneários ou nos espaços desportivos onde o torneio decorrerá.
Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela Organização do Torneio.
Esta prova procede e norteia-se pelos princípios da Fraternidade.