EnglishFrenchPortugueseSpanish

Serra do Montemuro

conheça o esplendor da magnífica montanha

É a oitava maior elevação de Portugal Continental, sendo o ponto mais alto da serra denominado por Talegre ou Talefe, a 1381 metros de altitude. Abrange os territórios de Arouca, Cinfães, Resende, Castro Daire e Lamego e entre as regiões do Douro Litoral e da Beira Alta.

A altitude média é de 838 metros. Está compreendida entre o rio Douro, a Norte e o rio Paiva, a sul. Toda a serra tem bastante relevo e é íngreme praticamente de todos os lados. A serra é povoada até cerca dos 1100 metros de altitude, as aldeias encontram-se espalhadas por toda a serra, mas quase sempre perto de cursos de água.

A Serra do Montemuro faz parte da 1ª fase da lista nacional de sítios da rede natura 2000. Está classificada como BIÓTOPO CORINE, com designação de Serra do Montemuro/Bigorne. Na descrição que o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) faz, destaca-se a grande biodiversidade. A serra é dominada pelo maciço montanhoso, cuja plataforma se desenvolve entre os 1200 e os 1300 m, atingindo um máximo de 1381 m. Possui áreas em bom estado de conservação, que mantêm uma grande diversidade biológica, nomeadamente no que respeita aos habitats. Possui duas áreas interessantes de turfeira e podem observar-se importantes manchas de carvalhal (Quercus pyrenaica) bem conservadas. Em conjunto com as serras da Freita e Arada, a Serra do Montemuro constitui atualmente a área mais importante para a conservação da subpopulação de lobo (Canis lupus). É ainda um  local relevante para a herpetofauna, nomeadamente o lagarto-de-água  (Lacerta schreiberi) e para a salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica). Existe também a víbora cornuda (Vipera latastei), uma das cobras venenosas existentes em Portugal. No Montemuro, estão integradas algumas linhas de água importantes para a toupeira-de-água (Galemys pyrenaicus), nomeadamente alguns afluentes do Paiva e as cabeceiras de Balsemão.

Portas do Montemuro

Local de passagem milenar, as Portas do Montemuro são um ponto privilegiado para observação da morfologia e da paisagem da serra do Montemuro. A sul, com encostas declivosas, pode-se observar o vale do Paiva e avistar algumas das serras do centro de Portugal, como a serra da Estrela, o Caramulo e o maciço da Gralheira. Conhecidas também por “muro”, supõe-se que as muralhas das portas sejam vestígios de um povoado fortificado da Idade do Ferro (1200 a. C.), pertencente ao período da cultura castreja. Posteriormente, foi utilizado na época romana e, mais tarde, pelas forças de D. Afonso Henriques nas batalhas da Reconquista.

Montanhas Mágicas

São as montanhas que definem este território como um destino turístico!
As Montanhas Mágicas® abrangem as serras da Freita, Arada e Arestal, pertencentes ao maciço da Gralheira, e a Serra do Montemuro, inserida no maciço com o mesmo nome e é a oitava maior elevação de Portugal Continental e a terceira maior a sul do rio Douro.
Engloba 80 freguesias distribuídas por 7 municípios: Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.
É um território com excelentes valores naturais, certificado como destino turístico sustentável, desde novembro de 2013, englobando quatro sítios da Rede Natura 2000 e um geoparque da UNESCO, tendo uma oferta turística responsável e sustentável, centrada no ecoturismo, no
geoturismo e no turismo ativo.
Os fenómenos geológicos singulares que possui, a notável biodiversidade que alberga, e as particularidades da sua geomorfologia, fazem das Montanhas Mágicas® um destino de excelência para a observação e interpretação da natureza e para a realização de inúmeras atividades de desporto e aventura, entre as quais se destacam o rafting, o kayaking, a canoagem, o canyoning, o pedestrianismo e o BTT.
Parta à descoberta das Montanhas Mágicas, explore o seu património natural e cultural desfrutando da hospitalidade das suas gentes!
Relaxe em confortáveis unidades de alojamento, descubra a qualidade e genuinidade dos produtos artesanais e experimente o inimitável sabor da gastronomia local!