EnglishFrenchPortugueseSpanish

Rota da Água e da Pedra

Biodiversidade, Património Histórico, Cultural e Arqueológico

Rota de turismo de natureza das serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, e rios Paiva, Bestança, Vouga, Caima e Douro, Sever do Vouga - Castro Daire - São Pedro do Sul - Arouca - Castelo de Paiva - Vale de Cambra - Cinfães.

A Rota da Água e da Pedra® (RAP) é uma rota que se diferencia por valorizar elementos do património natural e cultural ligados à água e à pedra. Cascatas, rios, gravuras pré-históricas, turfeiras, antigas minas, dolmens, fragas, fósseis, fenómenos geológicos, vales e livrarias quartzíticas são alguns dos motivos para descobrir num território de paisagens deslumbrantes, com vales e serras talhados por milhões de anos de erosão. Homem e natureza operaram em harmonia por estas paragens, com as aldeias, socalcos e levadas a moldarem a paisagem, transformando esta região numa das mais belas de Portugal, com uma biodiversidade excecional refletida na extensa área de rede natura que aqui foi designada pela Europa.

A descoberta das Montanhas Mágicas® é feita através de uma espécie de linha de metro, com paragens constituídas por locais a visitar, na imensidão das serranias compreendidas entre o Douro e o Vouga. As linhas são os elementos naturais que aqui imperam, alternando entre rios e serras. De sul para norte, as linhas do Vouga (V), Arestal (T), Arada (A), Freita (F), Caima (C), Paiva (P), Montemuro (M), Bestança (B) e Douro (D) sucedem-se, constituindo na totalidade 114 pontos de visitação obrigatória, alguns mesmo à beira da estrada, outros de acesso um pouco mais complicado, mas todos a merecerem uma visita aturada.

Em Castro Daire, a linha do Montemuro é constituída por nove painéis em locais de grande interesse turístico e ambiental. Pode-se encontrar nesta linha, um painel nas Minas de Moimenta, na Cascata da Tojosa, nas Portas do Montemuro, na Pedra Furada, no Planalto do Balsemão, na Mata do Bugalhão, na Cascata da Pombeira, em Moura Morta e no Vale do Varosa. Na linha do Paiva existem nove painéis também em locais de interesse turístico e ambiental, podendo-se encontrar na linha do Paiva, um painel dos Icnofósseis de Pereiró, em Foz Cabril, no Penedo da Saudade, nas Ruínas da Ponte de Cabaços, na Ermida do Paiva, nas Termas do Carvalhal, na Praia fluvial de Folgosa, na Inscrição romana do penedo de Lamas e na Pedra dos Pratos.

Painel do Varosa
Painel das Termas do Carvalhal
Painel da Pedra Furada
Painel de Moura Morta
Painel das Minas de Moimenta
Painel da Mata do Bugalhão
Painel da Foz de Cabril
Painel da Cascata da Tojosa
Painel da Cascata da Pombeira
Anterior
Next