EnglishFrenchPortugueseSpanish

Caminho Português Interior de Santiago

Mais que um caminho... um património!

O troço no Município de Castro Daire tem uma extensão de cerca de 40 Km, inicia junto à ribeira de Cabrum atravessando zonas florestais, agrícolas e rurais destacando-se a riqueza do património cultural e religioso ao longo do caminho, bem como, o património natural e paisagístico.

Destaca-se a passagem por duas capelinhas dedicadas a Santiago, pelo Rio Paiva, integrado na rede Natura 2000, sítio do Rio Paiva, que nos apresenta paisagens maravilhosas em todo o seu percurso.

Também se realça a passagem pela Serra do Montemuro, integrada também na rede Natura 2000, sítio da Serra do Montemuro, que convida a passeios de jipe, bicicleta ou simplesmente a pé, durante os quais se pode observar aldeias típicas, águias de asa redonda, víbora cornuda, rebanhos de ovelhas e cabras, lebres ou até lobos ibéricos, entre outros.

O Caminho Português Interior de Santiago estende-se por 205 Km, em território português, atravessando os municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.

Atravessa a fronteira em Vila Verde da Raia, percorrendo cerca de 180 Km da Via da Prata, em território espanhol, até alcançar Santiago de Compostela.

Este projeto resultou do empenho conjunto dos oito municípios atravessados, e diferencia-se de outras vias de peregrinação já marcadas, em Portugal, por vários fatores:

Este caminho, semelhante ao original, promove a segurança e o conforto dos peregrinos, privilegia a ruralidade e o contato com as gentes e com o património, de que são exemplos as igrejas, alminhas, pontes e vias ancestrais.