EnglishFrenchPortugueseSpanish

Estação de Biodiversidade

Valorização, divulgação e conservação do património natural

Através do estabelecimento de uma rede de Estações da Biodiversidade, o Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e o Museu Nacional de História Natural propõem-se contribuir para a valorização, divulgação e conservação do património natural do país.

O projeto contou com o apoio financeiro do EEA Grants e foi integrado no programa de comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade Bioeventos 2010.

As Estações da Biodiversidade são percursos pedestres, com uma extensão máxima de 3 km, sinalizados no terreno através de painéis informativos sobre as riquezas biológicas a observar pelos visitantes. A rede das Estações da Biodiversidade é atualmente formada por 33 locais, distribuídos por todo o país. Cada estação está localizada num local de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área.

Os painéis funcionam como uma espécie de guia de campo e fazem referência a espécies, emblemáticas e comuns. É dado particular destaque aos insectos e plantas, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres. A informação já reunida está disponível no website Biodiversity4all. O público pode contribuir para o inventário e monitorização da biodiversidade das estações através da introdução das suas observações pessoais.

OBJETIVOS

BORBOLETA AZUL DAS TURFEIRAS

Uma borboleta rara no nosso país e protegida a nível europeu, a borboleta azul, tem agora uma reserva em Portugal. A Quercus adquiriu um terreno de 3.500 metros quadrados, em Castro Daire, para preservar esta espécie que conta com a colaboração das formigas para sobreviver.

A nova micro-reserva está situada na Serra de Montemuro, onde foi recentemente identificada uma população da espécie, cuja ocorrência é muito rara em Portugal, sendo considerada uma espécie quase ameaçada de extinção.

A estratégia de sobrevivência da borboleta-azul é, talvez, a mais surpreendente de todas as 135 espécies de borboletas diurnas conhecidas em Portugal.

Previous slide
Next slide