EnglishFrenchPortugueseSpanish

Rio Paiva

Sítio de Importância Comunitária na Rede Natura 2000.

Rio típico de montanha, um dos mais belos e bem conservados de Portugal, está classificado como Rede Natura 2000. Está rodeado, na maior parte do seu percurso, por uma frondosa e luxuriante galeria vegetal, que alberga ecossistemas diversificados e de grande importância. Foi considerado ainda não há muitos anos o rio menos poluído da Europa, e ainda hoje é local de desova de trutas.

FAUNA

Um dos ex-líbris do rio poderá ser a lontra, no entanto, existe outro mamífero incrível que sobreviveu a impressionantes alterações ambientais, ao longo de milhões de anos, a toupeira- de-água. As libélulas são excelentes indicadores da qualidade das águas. As numerosas linhas de água possibilitam a existência de répteis como o lagarto-de-água e de anfíbios como a rã ibérica e a singular salamandra lusitânica, espécies que só existem na península ibérica.
O Rio Paiva é alcunhado de “o Truteiro”, onde habitam cerca de 14 espécies de peixes.

FLORA

Ao longo do Rio Paiva existem espécies vegetais que constituem galerias ripícolas bem conservadas e desenvolvidas, predominando os amieiros, os salgueiros, os freixos, os choupos e os carvalhos. Nas suas sombras, e dependentes da humidade, proliferam musgos e fetos, entre os quais o feto-real, o feto-fêmea, o feto-macho e o polipódio. Outras espécies vão acompanhando a galeria rípicola, tais como, o folhado, a escrofulária, a gibardeira, o embude, o sanguinho, o raro hipericão-do-gerês, as violetas, tufos de ciperárias e numerosas trepadeiras.

Praia Fluvial Folgosa

Parque de estacionamento
Bar com esplanada
Balneários / W.C
Campo de futebol de praia
Parque de merendas com grelhadores

Cabril

Parque de estacionamento
Campo de Jogos
Chapinheiro
Bar
Parque infantil

Parada

Bar

Pego

Parque de merendas com churrasqueira