EnglishFrenchPortugueseSpanish

Ponto de início/Start Point:

GPS: 40°56'14.62"N; 8°1'43.04"W

PR1

É um percurso circular de pequena rota com elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental. Apresenta uma extensão de 6,8 km percorrendo terrenos situados em altitudes de 500 a 800 metros. Tem início no largo junto à EN225, seguindo uma estrada rural até à Estrada Municipal(EM).

Seguindo a EM até à ponte da Dorninha, encontra-se o Poço Negro, umas quedas de água situadas no ribeiro de Mós.Seguem-se as marcas amarelas e vermelhas até encontrar os moinhos em cascata, denominados de Moinhos da Quinta.

Poderá descansar e desfrutar da paisagem e frescura das águas do ribeiro. Continuando o percurso, mais à frente, encontra-se a cascata da Tojosa. Ao atravessar o ribeiro tenha cuidado com o piso molhado e escorregadio.

Passará por umas escadas em xisto que atravessam terrenos agrícolas, até chegar novamente à EM. Daqui vire à sua direita e passará pela ponte da Tojosa, onde se pode visualizar outro moinho.

Siga a estrada em direção a Outeiro de Eiriz, passando pelo meio da povoação de Eiriz e de regresso à EM siga as indicações até ao largo.

O percurso pode ser feito em ambos os sentidos.