Trilho da
Pombeira
percurso pedestre
PR8
Este percurso inicia-se junto à Igreja da N. Sr.ª dos Remédios em Lamelas. Seguem-se as marcações percorrendo o núcleo rural da aldeia até ao alto da Portela. A serra do Montemuro surge com paisagens deslumbrantes até que se encontram as “Poldras do Meio” do Rio Vidoeiro.
Rio de raras belezas naturais, quer pelos seus recantos, quedas de água, moinhos e afamadas trutas. Continua-se por caminhos rurais e campos verdejantes até ao lugar de Codeçais, onde também se pode observar animais de raça “Arouquesa”.
Esta aldeia possui um traço arquitetónico característico de montanha, com 800 m de altitude.A partir daqui, a importância recai sobre o Rio Pombeiro que, a montante e a jusante do lugar da Pombeira, tem a designação de Rio Vidoeiro.
A história mais comum, para estas paragens, é o aproveitamento destas águas pela população local, que criaram engenhos que permitiam a moagem dos diversos cereais. O lugar da Pombeira é sem dúvida um pequeno e mágico recanto, cheio de encantos e histórias de moleiros para contar. Pode-se admirar os vários moinhos existentes e a bela cascata da Pombeira.
Aqui também se localiza um geossítio, em cima de um dos grandes blocos graníticos, onde se encontram pequenas geoformas provocadas pela erosão fluvial, como marmitas de gigante. Para terminar esta caminhada, destaca-se cada vez mais a paisagem, com o Rio Pombeiro a seguir os passos de quem o visitou e a deixar aproveitar estes momentos inesquecíveis.