EnglishFrenchPortugueseSpanish

A Última Rota da Transumância de Castro Daire

Uma experiência única que recria o imaginário pastoril e da transumância

A recriação A Última Rota da Transumância, revela-se num excelente cartaz turístico que é já um produto diferenciador, reforçando a aposta que o município tem feito no turismo de natureza e no revitalizar de tradições ancestrais. É um evento que ano após ano tem crescido e revela-se, atualmente, num dos maiores eventos da região.

Uma experiência única, que ao longo de alguns dias, através de diversas atividades, recria o imaginário pastoril e da transumância, vivida em terras castrenses em tempos idos, sendo a última em 1999.

O Município de Castro Daire candidatou o Património “A Última Rota da Transumância” às 7 Maravilhas da Cultura Popular e recebeu o selo de nomeado. Mais recentemente, foi eleito um dos 140 Finalistas Regionais às 7 Maravilhas da Cultura Popular®, num total de 7 Patrimónios por distrito. É com enorme satisfação e orgulho que o Município recebeu esta honrosa e prestigiante notícia, aumentando a responsabilidade na defesa e valorização desta marca. Esta distinção comprova a importância deste evento na cultura imaterial popular e da sua autenticidade e identidade para a promoção do território baseado em vivências e saberes únicos.

Após estas boas notícias, tudo faremos para que 2021 seja um ano que supere todas as edições anteriores deste evento e que todos os participantes levem de Castro Daire as melhores recordações e experiências com a garantia de que voltarão todos os anos!